segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Tema do TCC: Água-viva

    Os dias passaram, as tarefas do curso surgiram e uma delas foi dar início a introdução do TCC, já que estou no último período. O trabalho final trata-se do desenvolvimento da documentação de uma mini-coleção e a elaboração de um look no mínimo. Assim colocaremos todas as disciplinas e conteúdo aprendido no curso em prática. Segue minha redação de introdução ao tema escolhido.





    Um dos seres mais exóticos e encantadores do planeta, a água-viva é um animal pré-histórico que data mais de 600 milhões de anos de existência. A todo o momento é descoberta uma nova espécie.
   
    As águas-vivas habitam desde a superfície até profundezas extrema das águas. Diferente do que normalmente se compõe os animais marinhos, seu corpo transparente com diferentes texturas e de formato variado lembra uma gelatina repleta de tentáculos. Nele não há sangue, ossos ou cérebro, somente nervos sensoriais rudimentares em forma de feixes radiais que controlam os tentáculos e que servem para percepção de luz, detecção de presença e orientação. Devido à simetria radial, onde os membros se estendem de um ponto central, quando cortada em qualquer ponto sempre veremos partes iguais. Sendo composta por 98% de água, uma curiosidade é que se uma água-viva encalhar na praia ela provavelmente irá desaparecer à medida que a água evaporar. O tamanho de seu corpo pode variar de dois centímetros a cerca de dois metros, além dos tentáculos que podem chegar até quarenta metros.

    O ciclo de vida da água-viva é divido em: larva plânula, pólipo, éfira e medusa. A partir do estágio éfira, ela se locomove através de correntes marítimas e também por jato-propulsão, ou seja, pela contração das faixas musculares que expulsam a água e a deslocam. Na fase adulta a água-viva recebe o nome Medusa referenciando a figura mitológica de mesmo nome. Ela é um animal carnívoro que se alimenta de plâncton e pequenos peixes através da infiltração, utilizando seus tentáculos para render a presa, como também para se defender.

    Apesar de sua bela aparência e suposta delicadeza, as águas-vivas são perigosas e o contato humano com a mesma pode causar lesões ou até mesmo o óbito. Elas possuem um veneno complexo que causa desde marcas cutâneas até a morte. No Brasil existem diversas espécies de águas-vivas, mas felizmente poucas delas causam acidentes graves.

    As águas-vivas estão tomando conta dos oceanos nos últimos tempos. Um dos fatores que vem favorecendo é a interferência do homem na natureza. A poluição tem levado a morte de muitas espécies de animais, porém, as águas-vivas conseguem se adaptar a qualquer ambiente e foi percebido que nas áreas de maior concentração de poluentes, a quantidade de medusas que surge é imensa. Bela e encantadora, as águas-vivas são animais que resistiram a períodos glaciais e grandes catástrofes, e apesar de sua sutileza são animais resistentes e com alto poder mortífero que num futuro próximo poderão dominar todo o oceano.




Fontes de pesquisa
http://www.aparede.com/view/5106/%C3%81guas-vivas
http://ciencia.hsw.uol.com.br/agua-viva.htm
http://www.ninha.bio.br/biologia/agua_viva.html
http://lalyeomundoazul.blogspot.com.br/2012/08/criando-aguas-vivas.html
http://www.youtube.com/watch?v=_pNNWlYY4Mg
http://www.aparede.com/view/5106/%C3%81guas-vivas



0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.
Twitter Facebook

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hosted Desktops